Ter um carro próprio vale a pena?

Ter um carro próprio vale a pena?

 

Neste blog falaremos sobre as variáveis de ter um carro próprio. Não confrontaremos com outras possibilidades de meio de transporte. E dentre algumas variáveis em ter um carro próprio, estão:

 

  • Manutenção
  • Documentação
  • Desvalorização
  • Depreciação
  • Seguro

 

Pois bem, dito isto, vamos ao que interessa, ter um carro próprio, vale a pena¿

 

Ter um carro próprio: manutenção

 

Ter um carro próprio inclui ter que fazer revisões preventivas e corretivas.

As manutenções preventivas não chegam a ser um problema, pois você agenda o dia e a hora que ocorrerá. Avisa o chefe da sua ausência ou mesmo da sua chegada de 15 minutos mais tarde.

O problema são as manutenções corretivas e pior ainda as de emergências. Existem as corretivas é quando você percebe o problema e consegue esperar um ou dois dias.

 

Contudo as manutenções de emergências são aquelas que não avisam que vão acontecer.

 

Ou seja, sempre vai pegar você desprevenido inclusive financeiramente falando. Ou em umas férias, ou naquele dia que você tinha um monte de coisas para fazer. Sempre gera aquela dor de cabeça que ninguém deseja ter.

 

Ter um carro próprio: documentação

Não adianta, nós sempre iremos reclamar dos impostos que existem para se ter um carro próprio, faz parte. Contudo não nos preparamos corretamente durante o ano para pagar aqueles impostos devidos dos veículos e mesmos de casas.

O imposto que todo carro deve ter é o licenciamento. Este imposto varia de estado para estado. No Paraná por exemplo em 2024 está custando R$90,44.

Outro imposto é o IPVA (Propriedade de Veículos Automotores) que varia de 1 a 4% em relação ao valor do veículo.

 

Mal funcionamento em geral

 

Ter o carro próprio implica também em ás vezes ter aquela peça que estragou, você não achou fácil no mercado e acaba deixando para depois e o depois nunca chega. É um banco rasgado, é um botão quebrado no painel, ou uma película rasgada.

 

Depreciação do carro próprio

 

Outro fator importante a se pensar em ter um carro próprio, é a sua depreciação.

 

Com o passar do TEMPO, o valor do carro por si só perde seu valor, mesmo sendo feita todas as suas manutenções em dia. Os carros mais novos têm maior depreciação do que os antigos.

Portanto, se você comprar um carro 0 km ao sair da concessionária, você já perdeu em torno de 20 % do valor que você pagou pelo veículo.

 

E assim acontece com o passar dos anos até chegar um nível que seu carro seja considerado uma raridade, ou uma peça de colecionador. Como na maioria dos casos não somos colecionadores, veremos nosso carro que tanto cuidamos se desvalorizar mês a mês.

Desvalorização automóvel

 

Seguro, importante ter

 

Embora o seguro de um carro no Brasil não seja obrigatório, é importante ter o seguro ao ter um carro próprio.

 

O seguro normalmente é parcelado em 10 ou 12 parcelas e é um valor que você precisa ter no seu orçamento.

Então se você tem ou pretende ter um carro próprio não se esqueça do seguro.

 

Ter um carro próprio: Vantagens

 

Independência

O ser humano deseja ser independente e a criança sonha com isso quando vê os seus pais ou amigos indo e vindo de um lugar para o outro. Por isso, logo que é possível compra seu carro próprio.

 

Previsibilidade de tempo

 

Quando se tem um carro próprio a pessoa consegue prever mais ou menos quando chegará ao seu destino e podendo determinar a sua hora de saída. O que já não acontece quando você depende de carona ou de ônibus.

 

É preciso sempre avaliar bem antes de você ter o seu carro próprio ou partir para outras formas de transporte.

O que no início pode ser uma felicidade, pode se tornar em um incomodo. O importante é saber dos prós e contras.

Por isso antes de comprar é preciso calcular bem todos estes possíveis gastos em ter um carro próprio.

 

Ter um carro próprio: Desvantagens

 

As desvantagens de ter um carro próprio foram citadas mais acima, contudo vale salientar que a sociedade nos move, nos pressiona a seguir certos padrões e ter um carro próprio é um deles. Mas nem sempre foi assim, acha vista a invenção ser nova comparada a idade da humanidade.

 

Um pouco mais de 100 anos nos separam da invenção do carro com motor a combustão da forma que conhecemos hoje.

Se viviam antes sem o carro, podemos avaliar viver hoje, ainda mais que os meios de transporte público evoluíram muito.

 

 

 

Faça um teste

 

Algo interessante a se fazer é um teste com outros meios de transporte, bicicleta, bicicleta elétrica, aluguel de carro, ônibus, caminhada, utilizar aplicativos de transporte, enfim para depois sim saber se ter um carro próprio vale a pena.

 

A mudança sempre é difícil, mas ao passar do tempo você poderá avaliar melhor as vantagens e desvantagens em ter um carro próprio ou não ter.

 

Se você sempre teve e não experimentar ficar sem carro próprio por um tempo, nunca saberá se realmente vale a pena não tê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decidindo em não ter um carro próprio

 

São tantos detalhes para se preocupar com o carro próprio que chegou a hora de experimentar na certeza que não se arrepender em vender aquele seu carro usado que já lhe deu alegrias, mas também algumas dores de cabeça.

 

Contamos com uma parceria incrível com a melhor empresa de locação de veículos do Brasil.

É a frota mais nova de carros do Brasil com milhares de modelos de carros novos a sua disposição.

E esta parceria rendeu um grande desconto para aqueles que desejarem usufruir desta liberdade das manutenções, taxas de documentação e incômodos que ter um carro próprio traz.

 

Antes de pegar as chaves do novo carro, é preciso adicionar os seus dados abaixo e será gerado um link com um super desconto de 15%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *