A importância da família para a sociedade
Todos buscamos a felicidade e ás vezes temos dificuldade de enxerga-la ou alcançá-la.
Eu e você, precisamos entender a importância da família.
Não importa se você não tem filhos ou ainda nem casou, todos viemos de uma família e aí está a peça chave da plenitude do ser.
Família, amigos, colegas de trabalho, tudo isso faz parte da sociedade. Se você só tem um destes, só tem uma fatia da felicidade.
Qual o conceito de família?
Para começarmos a entender a importância da família, pegamos três definições de família no dicionário Michaelis:
Particularmente, prefiro a definição 3, mas todas estão corretas, afinal é o próprio dicionário que está falando.
Contudo a definição de um termo em apenas uma frase não é o suficiente para entendermos a importância do assunto.
A importância de um indivíduo na família
Para começarmos a construir uma família, é preciso entender a importância da família como indivíduo.
- A importância do pai;
- A importância da mãe;
- A importância do filho ou da filha;
- A importância do irmão ou irmã;
- A importância dos avós;
- E por aí vai, primos, tios…
A importância do pai
A importância da mãe
A importância dos Filhos
A importância dos Irmãos
A importância dos Avós
Cada indivíduo tem a sua função dentro de uma família, e se estudarmos os nossos direitos e deveres como indivíduo, podemos contribuir ainda mais para o bom relacionamento da família.
A importância do diálogo na família
Este tema contribui para a importância da família e do indivíduo. Pergunte ao seu filho (a) sobre os seus desejos, os seus problemas, da mesma forma para o (a) seu (sua) esposo (a).
Do mesmo modo, explique o porquê de um não, ou o porquê você age de tal maneira. O diálogo sempre ajudará no crescimento da família.
A importância da família na Escola
Não é de hoje que quando um aluno se destaca, tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo, é chamado o responsável por este aluno, geralmente os pais, para falar sobre o assunto.
Por isso a importância da família na escola é elevada.
A escola que percebe a importância da família envolvendo os pais em atividades diferenciadas, como: Dia dos pais, dia das mães, páscoa, dia de ação de graças, feiras, musicais, apresentações teatrais, consegue mais êxito na formação da criação, inclusive de caráter.
Português, matemática, ciências, educação física, são parte da educação da criança. Incluir os valores da importância da família, preparam as crianças para uma sociedade melhor, que será nosso próximo tema.
Estatísticas mostram a importância do acompanhamento dos pais na educação dos seus filhos. “Uma pesquisa do IBGE avaliou a influência da família sobre o desempenho escolar dos filhos.” “mais da metade dos filhos (51,4%) conseguiram uma ocupação melhor do que a da mãe. E 47,4% melhoraram em relação ao pai.”
A importância da família na sociedade
Em um artigo do sistema judiciário brasileiro podemos perceber a importância da família para a sociedade.
Uma criança, mesmo que seja criado somente pela vó, por motivos de perda de seus pais por exemplo, mas sendo criada com princípios de família, respeito aos mais velhos e as outras pessoas, essa criança terá mais facilidade de relacionamento profissional e senso cívico para com a sociedade.
Por outro lado, uma criança que cresça em uma família sem o senso da importância da família, tem grandes possibilidades de criar problemas para a sociedade.
Como foi citado, não importa o tamanho da família, mas como ela se relaciona entre si e perante os demais da sociedade.
A importância da família na Bíblia
O Senhor não trata apenas com indivíduos, mas também com famílias.
Quando lembro das palavras de Josué, por exemplo: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15) ou o pacto que Deus estabeleceu com Noé e sua família “Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.” (Genesis 6:18)
Também quando Deus falou para Ló e sua família deixarem a cidade de Sodoma. “Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens na cidade, tira-os para fora deste lugar;” (Gênesis 19:12).
Quando Deus abençoou Jacó e sua família, e depois seus filhos se transformaram em tribos (famílias) dando a cada tribo uma terra em Canaã. História que começa em Gênesis e continua em Êxodo.
Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Levi e José, sendo que Manassés e Efraim.
Vamos investir na família?
Se você ama a sua família e deseja que acima de tudo, cada um tenha sucesso na vida como indivíduo e familiar, você pode participar do Curso Bíblico Lar e Família.
Basta você colocar seu Nome, e-mail e número de telefone que entraremos em contato com você.